terça-feira, 10 de junho de 2008

"Precisa-se de programador Java" e "Faltam profissionais de TI"

Matérias publicadas no caderno Empregos & Negócios do jornal A Tarde: "Precisa-se de programador Java" e "Faltam profissionais de TI", publicadas em 04/05/2008 e 01/06/2008 respectivamente.

Precisa-se de Programador Java - A área de TI tem um grande déficit de profissionais qualificados no Brasil e a carreira mais promissora dentro deste segmento é a de analista ou programador Java, utilizada em celulares e que ganha vasto mercado com a TV digital.

Precisa-se de Programador Java
O Brasil possui hoje um déficit de 30 mil profissionais na área de Tecnologia da Informação e a perspectiva é que este número salte para assustadores 230 mil até 2012, segundo especialistas da área. É muita demanda para pouca mão-de-obra qualificada, em tempos em que o desemprego atormenta tanta gente.
"Pelos números, até parece que a área não é atrativa, porém este é um segmento muito promissor, com carência de profissionais e total garantia de emprego, além de salários atraentes.No entanto, as pessoas ainda não se atentaram para isso", lamenta Alexandre Ullmann, gerente de Recursos Humanos da CPM Braxis, empresa que presta consultoria na área de TI.
Neste cenário, o cargo mais ofertado, segundo Ullmann, é o de analista desenvolvedor de Java.
Esta é uma linguagem de programação para o elaboração de softwares para web e que está presente em 95% dos telefones celulares, em bancos como Santander, do Brasil e Bradesco, além de ser encontrada no programa que permite o envio da declaração anual de ajuste do Imposto de Renda à Receita Federal.

TV DIGITAL – Agora esta linguagem vai ganhar ainda mais espaço no mercado com a chegada da TV digital, como afirma André Topázio, gerente da fábrica do Altis – Centro de Alta Tecnologia e Inovação em Software. Isso significa dizer que haverá ainda mais postos de trabalho na área.
"A tendência é crescer muito a busca por esses profissionais.
A demanda tem aumentado significativamente, porque esta linguagem é uma realidade hoje.
O ambiente Java atingiu nível de maturidade nas grandes empresas", reforça Divaldo Oliveira, diretor de operações e desenvolvimento de negócios do Altis.
Segundo ele, o grupo está fechando parcerias importantes nos próximos 30 dias, que trará mais empregos para a Bahia, só que ele ainda não pode revelar os detalhes da transação. "Temos uma novidade muito boa que pretendemos anunciar nos próximos dias. Essa aliança vai fortalecer nossas competências e adicionar novas, potencializando ainda mais o setor dentro do Estado", declara Oliveira.
A busca por profissionais qualificados em Java não está presente só aqui no País. "Existe grande demanda também no exterior e o Brasil tem visibilidade grande no ramo de desenvolvimento de software, que é bastante focado na área de Java", explica Bartira Lira, gerente do contrato Europa do Altis.

MICROSOFT – Outra opção interessante para quem procura oportunidades de trabalho com boa remuneração no segmento de TI na Bahia é a plataforma de programação .Net, da Microsoft.
Tão versátil quanto o Java, o .Net é apontado por muitos especialistas da área como uma tecnologia mais fácil de ser assimilada.
Como .Ne.t ainda não é ensinado nas faculdades, o universo de profissionais qualificados é escasso.



Faltam profissionais de TI - Empresas de tecnologia da Informação crescem em todo o País e estão à procura de funcionários qualificados.

Faltam profissionais de TI
A fragilidade na oferta de mãodeobra em Tecnologia da Informação (TI) devido à falta de profissionais qualificados foi a principal constatação do I Fórum de Debates do Setor de Software, ocorrido na última quinta-feira, em Brasília, com a presença de entidades privadas e governamentais.

"Gerentes de projetos, programadores e analistas são as funções que mais têm carências", afirma José Curcelli, presidente da Associação Brasileira de Empresas de Software (Abes).

Segundo ele, "a quantidade de vagas é grande, mas não há recursos humanos para preenchê-las". Na Bahia, a oferta constante e também faltam profissionais.

"As principais queixas das empresas são em relação certificação dos profissionais ao conhecimento de idiomas", revela Mônica Góes, coordenadora do Centro de Inovação da Microsoft na Bahia, instalado na Uneb de Salvador.

As corporações de TI exigem, no recrutamento, a certificação oficial de determinados fabricantes, que pode ser obtida através de provas e cursos. "Mercado existe, o que falta é empenho dos profissionais na especialização", afirma Mônica.

Segundo ela, uma das ramificações da área que sofre maior carência é a comercial. "Os profissionais investem na produção dos softwares e hardwares, mas não há ninguém que os venda", diz. Para trabalhar no setor, é necessário apenas, além da formação acadêmica, boa comunicação e bom relacionamento interpessoal.

OPORTUNIDADES – Está ocorrendo o recrutamento de profissionais da área em todo o País. Na Catho Online, são 150 oportunidades para diversos ramos de TI, somente para a Bahia. Já o escritório Salvador da Catho tem cinco vagas, sendo uma para consultor e quatro para analista (confira no final da matéria para onde enviar o seu currículo).

Além disso, a expansão da empresa de desenvolvimento de softwares Matera Systems levoua a procurar profissionais de Salvador e Feira de Santana para a instalação de centros tecnológicos São procurados, principalmente, analistas de sistemas, mas também gerentes de projetos, analistas de requisitos e testadores, já com ensino superior completo ou ainda cursando.

Eles irão atuar no desenvolvimento de programas voltados à gestão empresarial e ao mercado financeiro.

"Quem já tem experiência nessa área sai na frente na seleção", afirma Celso Gonçalves Jr., diretor da Matera Systems. Segundo ele, a fluência em inglês é um pré-requisito fundamental.

O foco da iniciativa são as universidades.

"As instituições de ensino superior têm um grande vínculo com os profissionais formados nelas", explica o diretor da empresa.

O objetivo, a longo prazo, é estabelecer parcerias com as universidades para ajudar na formação de profissionais. CONSULTORIA A SAP Brasil está à procura de profissionais de TI para a área de consultoria. A empresa desenvolve softwares de negócios e atua em diversos países.

No momento, estão abertas 20 vagas para trabalhar em São Paulo, mas podem concorrer profissionais de todo o País. "Além disso, a empresa faz recrutamentos no seu banco de currículos com grande freqüência", revela Paula Jacomo, diretora de Recursos Humanos.

Os candidatos devem ter disponibilidade para viagens e inglês intermediário ou avançado.

A formação superior completa é requisito básico e cursos adicionais agregam valor ao currículo.

A B2BR (Business to Business Integration) está com 27 vagas em aberto para atuar em Brasília (18) e em São Paulo (9). Para participar da seleção, é necessário nível superior ou técnico.

Em Brasília, as oportunidades são para administrador de dados; analistas de testes, sistemas e processos; operador de computador; arquiteto de redes e de sistemas operacionais; e controlador de produção. Já, em São Paulo, procura-se analista programador (especialidade: .Net e C#), gerente comercial de produtos e de serviços, desenvolvedor (especialidade: .Net), coordenador de implantação e gerente de projeto.

Mais 20 vagas estão sendo oferecidas pela True Access para as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. A empresa exige fluência em inglês e espanhol.

Em São Paulo, as vagas serão destinadas a gerente de contas, analista de segurança Novell, secretáriaexecutiva e gerente de projetos. Em Brasília, busca-se analista de segurança, analista em desenvolvimento e consultor de segurança. No Rio de Janeiro, a companhia procura consultor de segurança.


Para não alongar ainda mais, comentei no post Educação continuada em TI. Foi cansativo, mas espero que tenham gostado.

Grande abraço.

4 comentários:

Unknown disse...

Marcos, parabéns pelo post! Temos conhecimento da carência de profissionais Java e TI e essa é uma das razões pelas quais acreditamos que os estudantes precisam reforçar suas capacitações extrapolando o conteúdo programático oferecido pelas universidades. O JUGs (JavaBahia, SertãoJUG), o auto-estudo, os mini-cursos e o projeto JEDI (http://www.dfjug.org.br/DFJUG/jedi/index.jsp) são alguns desses meios. Ah... fundamental aprender Inglês. Aqueles que "acordarem" primeiro sairão na frente e garantirão sua vaga no mercado de trabalho sem grande dificuldade...

Anônimo disse...

Complementando o comentário de Serge Rehen... Pra aprender a programar em Java leva-se três ou quatro meses. Já aprender a falar inglês leva no mínimo dois anos. Ou seja, talvez os profissionais estejam dando muita atenção à capacitação técnica (Java, .Net, SQL etc) e pouca atenção ao INGLÊS. Os indianos estão aí, falando MUITO MAL inglês, mas entendem bem e conseguem se comunicar. Sei que os baianos têm um ótimo potencial, pois moro em São Paulo há dois anos e não vejo nada de mais aqui. O que falta aos baianos é INGLÊS. Já cheguei a pensar que uma boa dica seria "pare de estudar frameworks novos e APRENDA INGLÊS". A IBM por exemplo tem muitas vagas disponíveis, mas todas exigem fluência na língua inglesa, pois a maioria dos clientes são americanos. Então vejo excelentes profissionais baianos serem barrados simplesmente porque mal conseguem pronunciar um THANK YOU.
Abraços e parabéns pelo blog!

Anônimo disse...

Eu acho que, na Bahia, o mercado de trabalho é um grande obstáculo ao desenvolvimento dos profissionais da área. O profissional é muito cobrado quanto a qualificação mas é muito mal remunerado por isso! O investimento que se faz para cumprir as exigências de mercado não é facilmente recuperado. Isso obrigado os profissionais a migrarem para outros mercados. Alguns têm sorte e conseguem bons empregos em Salvador mas muitos profissionais bons terminam buscando em São Paulo e outras regiões do país uma remuneração mais justa. As empresas baianas não têm capacidade de reter talentos e investem muito em politica e pouco na carreira do profissional. Pagar certificação e custear parcialmente cursos não é investir em ninguém! Temos um mercado atrofiado que não incentiva ninguém, quer demais e oferece muito pouco em troca. Por isso muita gente termina abandonando a área de desenvolvimento. Eu, por exemplo, sou apaixonado por desenvolvimento mas após 2 anos no mercado privado terminei optando por um concurso público, entrei na Petrobras para ganhar 3x mais do que eu ganhava.
[]'s

http://www.viniciusaraujo.net

Luana disse...

Saudações Marcos, excelente post, muito esclarecedor..o problema do Brasil realmente não é o desemprego, mas sim a total falta de qualificação em que a maioria ainda insiste em ter..a realidade é que estudo, faculdade não é pra todos, e nem tem de ser..e desde o FHC parece que, pra ser bem aceito socialmente a pessoa tem de ter faculdade..
O Vinicius está certo na argumentação que a Bahia paga muito mal, é verdade! Ainda existe aquele pensamento coronelista muito forte por aqui (sou do RS mas moro em Salvador há 5 anos)..Outro problema grande que observo no soteropolitano é a maioria não consegue enxergar o mundo além da cidade..não conseguem deixar a cidade pra trabalhar em outra, e quando saem, ficam quase loucos pra voltar (observem que estou falando de uma parcela que é significativa, não do todo!).
No mais, emprego tem..falta é informação mesmo de quais áreas estão carentes!!! Grande serviço!!!