segunda-feira, 2 de junho de 2008

Aplicativo desenvolvido em Java ajuda a policia federal em investigações de crimes de pedofilia na Internet

Olá Pessoal, estive presente no 11º GTS (Grupo de Trabalho em Segurança de Redes) que aconteceu ontem (01/06/2008) no Fiesta Hotel aqui em Salvador-BA. Evento este que abordou tópicos relacionados com segurança na Internet, tais como:
- Perícia Forense em Web Browsers;
- Firewalls em ipv6;
- Problemas e soluções no uso da impressão digital na segurança da informação;
- Serviços de entrega de emails para dispositivos móveis: Segurança e privacidade;

Apesar de não ser a minha área, gosto do tema “perícia e/ou investigação forense”, então resolvi marcar minha presença no evento.

A palestra que me chamou mais atenção, acredito por ter envolvido o Java, foi a do palestrante Ivo de Carvalho Peixinho (Perito Criminal Federal) do Departamento de Policia Federal. Em sua palestra, Perícia em informática: passado, presente e futuro, Ivo falou sobre recursos e técnicas utilizadas pelo DPF no combate a crimes “cibernéticos”.

Em um dos seus exemplos quando falava sobre tecnologias desenvolvidas no próprio DPF, foi citado um aplicativo desenvolvido em Java que lê o log gerado por um eMule modificado pelo departamento (o espiaMule). O log contem uma relação de IP's de máquinas que estão compartilhados, por exemplo, fotos de pedofilia na rede Kad e eDonkey. Esse aplicativo Java faz o processamento desse log, identificando os usuários pelo país, separa automaticamente usuários por provedor através de pesquisas WHOIS, Pode agrupar clientes com diversos arquivos a partir
do hash de usuário ou IP. Esses dados são utilizados pelo DPF na investigação de pedofilia na Internet (ex. Operação Carrocel em dez/2007.

Como um entusiasta Java, não poderia deixar de compartilhar essa informação com vocês. Mais uma vez o Java sendo utilizado em um órgão de relevância.

Em breve, fotos do evento.
Os pdf's das apresentações podem ser baixadas em ftp://ftp.registro.br/pub/gts/gts11 .

Abraço a todos e até a próxima.

Nenhum comentário: